Metodologias ativas de ensino são mais produtivas e fornecem um melhor resultado no aprendizado, utilizando o método de aprendizado PBL (Problem Based Learning) instiga os alunos na busca pelo conhecimento e com isso amplia os leques para a formação do estudante.
O PBL, que em português refere-se ao aprendizado baseado em Problemas, é um método de aprendizado centrado no aluno, tem o problema com elemento motivador do estudo e integrador do conhecimento e desta forma o aluno deixa de ser um mero espectador em sua formação e torna-se um agente ativo.
Desta maneira as metodologias ativas baseadas no PBL tem ganho o mercado da educação em todo mundo e nada melhor do que atividades práticas, onde o estudante coloca a mão na massa para desenvolver novas habilidades baseadas no método PBL. Com isso surgem os movimentos STEM (Ciência, tecnologia, engenharia e matemática) e Maker, que tem como propósito o aprendizado a partir da prática com soluções de problemas.
Nestes movimentos STEAM e Maker o aluno recebe uma problematização inicial, com uma questão motivadora, que tende a motiva-los a participar dos projetos, onde nos quais a busca pelo produto final e a solução do problema faz com que o aprendizado torne-se centrado no aluno, ou seja, agora o aluno é parte ativa em seu próprio aprendizado.